quinta-feira, 23 de julho de 2009

Seixal, um concelho sem rumo!

Mais uma obra digna de preencher, esse espaço televisivo, de seu nome ' Nós por Cá', onde surgem situações algo caricatas e por vezes até no cume do surreal.
Ora essa rábula, mais uma vez tem por cenário Corroios, e os seus intervenientes os do costume, visto estarem no poleiro há tanto tempo, é natural que o seu portfólio não conheça limites...

Mais uma promessa do executivo comunista, com mais de três anos porventura, e que esteve e está em stand-by durante estes mesmos anos, uma promessa e um executivo que se ilustra na figura desse viaduto que estamos falar, um viaduto que não vai dar a lado nenhum! A obra continua por ser concluída, fora toda a propaganda do PCP local de Alfredo Monteiro, para "seixalense ver", e que reclama as acessibilidades como uma das áreas de grande investimento da autarquia.

Em contrapartida, o Município do Seixal declarou a via de utilidade pública encerrada, para efeitos de pedido de autorização de abate de 18 sobreiros. Parece anedótico uma estrada estar parada por 18 sobreiros, no entanto não nos podemos esquecer dos que já foram abatidos anteriormente, sem que qualquer autorização tivesse sido concedida.

Dizia há uns tempos o Diário de Notícias, que "a construção deste troço da variante que viria descongestionar a EN10 iniciou-se em 2005 enquanto contrapartida (obra com patrocínio) ao abrigo de um acordo entre a autarquia do Seixal e o Carrefour Portugal, que pretendia instalar um hipermercado na Quinta da Princesa (Amora). No entanto, em Abril de 2005 foi detectado o abate ilegal de cerca de 1200 sobreiros, tendo ficado essa zona interdita a construção nos próximos 25 anos."

Em 2009, continua a haver condutores "encalhados" no trânsito em Corroios em plena hora de ponta, alternativas à obsoleta EN10 não são postas em marcha por este executivo de inércia e os impostos dos municipes continuam a ser esbanjados em futilidades.

As autárquicas estão aí...e o Seixal não merece continuar como este viaduto...SEM RUMO!

Nós dizemos o que tu pensas!

O único partido em Portugal, que apesar de todo o boicote que a comunicação social lhe impõe, ousa e não tem medo de se distanciar do politicamente correcto, omitindo e denunciando as verdades e a realidade que a muita gente, fiel a este sistema vigente e apodrecido incomoda!

Pelos Portugueses, por PORTUGAL, VOTA PNR!

sábado, 18 de julho de 2009

PNR Setúbal: mais um foco nacionalista em terras Sadinas!

Hoje o Corroios - Terra Nacional, dá destaque e associa-se ao recém criado núcleo PNR Setúbal.

Este colectivo tem como objectivo a divulgação do ideal e da causa nacionalista em terras Sadinas, e também à promoção do cabeça de lista do Partido Nacional Renovador ao círculo eleitoral de Setúbal para as próximas eleições autárquicas, que se realizarão no dia 11 de Outubro: o Dr. Duarte Branquinho.

De salientar que nas últimas eleições, Setúbal foi a par de Faro, Lisboa e Santarém, o distrito onde o PNR cresceu mais, tendo redobrado os seus votos em relação às eleições de 2004, mesmo sem o mediatismo que os media nacionais, insistem em não atribuir aos partidos fora dos cinco já com assento parlamentar, numa atitude longe de ser considerada democrática!

Portugal precisa do PNR, e o PNR precisa de ti! Junta-te a nós!

Contamos contigo!

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Moinho de Maré reabre em Setembro, 9 anos depois!

O Moinho de Maré de Corroios, mandado eregir por D. Nuno Álvares Pereira e com cerca de 606 anos, vai reabrir ao público em Setembro, 9 anos volvidos e após um investimento superior a 2 milhões de Euros.

Em 2002, o lider comunista da CMS, Alfredo Monteiro, ao seu jeito habitual havia dito estar convicto que o Moinho de Maré de Corroios, iria abrir portas ainda esse ano, ao que o seu então homónimo(mas não menos demagógico) presidente da Junta de Freguesia de Corroios, Brázio Romeiro, reforçou com a 'certeza de uma rápida recuperação deste património'!

Em 2003, pelas comemorações dos 600 anos deste património histórico, Alfredo Monteiro decide lançar mais uma das suas pérolas habituais, desta vez no seu pasquim de propaganda(aka Boletim do Seixal) afirmando 'Reabrir o Moinho de Maré ao público em 2004, visto estar na fase final de recuperação, uma obra que representa um elevado investimento, superior a um milhão e meio de euros'.

Ora o certo e sabido, é que aquela área esteve interdita aos cidadãos, como se de animais se tratassem, escorraçando-os dum local público que não sofreu qualquer intervenção e que talvez resolva o mistério da colocação de um gradeamento em aço, durante meia década!
Saúda-se apesar de todos estes já 'naturais' e nefastos contratempos e derrapagens financeiras por parte do executivo comunista, o regresso ao 'convivio' populacional do Moinho de Maré de Corroios, o grande ex-libris desta freguesia e que durante séculos foi literalmente, o "pão para a boca" das populações locais.

No entanto, há qe salientar que a zona circundante a este precioso património continua degradada, poluída e continua a não haver por parte dos autarcas locais, quer da JF Corroios, quer da CM Seixal um plano de requalificação urbanistica para aquela que será porventura a zona com mais potencial nas áreas turistica/lazer/cultura.

Coincidentemente a abertura do Moinho de Maré, numa jogada de caça ao voto, será pouco antes das autárquicas de Outubro...Claramente, esta pandilha vermelha de Alfredo Monteiro & Lda tem tanto de previsivel como de mentirosa!! Lá manhosos são eles...

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Nick Griffin denúncia no Parlamento Europeu, ameaça bélica!

"Sr. Presidente, eu servi como monitor nas comemorações da revolução de 1956 em Budapeste o ano passado e eu posso confirmar que o doutor Morvey tem o legitimo direito para criticar aqueles que condenam o Irão, mas que ignoram os abusos aos direitos humanos aqui na Europa.

Eu acredito que nenhum dos membros, se o ECRG(Grupo dos Conservadores e Reformistas Europeus) aqui não for hipocrita o suficiente, condenará o Irão pelo o uso da violência nas eleições quando David Cameron está entre os patrocinadores da UAF(United Against Fascism), uma organização de criminosos de extrema-esquerda que rotineiramente apregoa a intimidação e a violência contra os dissidentes nacionalistas na Grã-Bretanha. O mesmo se aplica aos partidos Labour, o Lib Dem e o Tory MEPs, marcados pela vergonha de usar os impostos britânicos - dinheiro dos contribuintes para suportar as suas próprias milícias, que visam impedir reuniões da oposição e atacar os seus opositores com tijolos, dardos e martelos.

Mas o meu ponto de vista principal é este, por muito que as criticas sobre o Irão feitas aqui, possam ser bem intencionadas e justificadas, elas vão ser exploradas como propaganda de guerra por interesses poderosos, camuflados que aguardam para beneficiar de um ataque militar nesse país. Neoconservadores, companhias petrolíferas, empresas de construcção civil e o lobby Wahaby na Arábia Saudita, todos estes pretendem ver o estado soberano do Irão, arrasado por uma guerra agressiva. Nem mesmo os liberais europeus são ingénuos o suficiente ao ponto de cair outra vez em mentiras sobre armas da destruição maciça, desta forma os direitos humanos estão a ser tomados, como um novo Casus Belli.

Não somem a voz deste parlmento, ao coro dos apeladores da guerra para uma terceira vaga ilegal de ataque productivo, pelo Ocidente ao mundo muçulmano, deixem-se de guerras cuja vossa hipocrita retórica apenas tenta justificar e lançar para a guerra a habitual, bravíssima diga-se, carne para canhão Britânica, rapazes de apenas 18 anos de Mersey, de Thames e de Tyne. Em vez disso, mandem os vossos próprios filhos para voltarem para casa em caixões ou sem as pernas, braços ou sanidade mental, ou metam-se na vossa vida! Obrigado"

Nick Griffin, líder do BNP (Partido Nacional Britânico)

Seixal: AM reivindica mais valências para o futuro hospital

A Assembleia Municipal do Seixal (AM) reivindica, unanimemente, mais valências para o futuro hospital do concelho por não concordar com o despacho da ministra da saúde quanto ao perfil assistencial da unidade hospitalar. Um despacho do dia 15 de Junho, publicado em Diário da República, pela ministra da Saúde, Ana Jorge, assegura que os cerca de 550 mil habitantes de Almada, Seixal e Sesimbra irão ter à disposição «um serviço de urgência básica» no futuro hospital do Seixal.

Esta decisão ficou aquém das expectativas do município que juntamente com as populações, desde 2006, lutam no sentido de reivindicarem um hospital dotado de urgências e camas para internamento.

Deste modo, a AM em reunião extraordinária na noite de segunda-feira deliberou voltar a solicitar, «com carácter de urgência, ao Governo, através do Ministério da Saúde, toda a documentação em que fundamentou a sua decisão sobre o Perfil Assistencial e dimensionamento do Hospital no Seixal».

Fonte: Diário Digital

Nesta situação, o Corroios - Terra Nacional não poderia deixar de se solidarizar com a decisão da Assembleia Municipal, uma causa nobre e de máxima importância/urgência. Em vésperas(esperemos que não) de uma pandemia a larga escala no nosso País, os concelhos do Seixal, Sesimbra e Almada apenas tem ao serviço e ao dispor dos seus 550 mil habitantes, o Hospital Garcia de Orta, sobrelotadissimo, já sem condições para socorrer no imediato a todas as necessidades destas populações. Como se pode pensar neste país em obras faraónicas, como TGV's, aeroportos e tudo o que demais não interessa para resolver uma crise, quando um Hospital, um simples Hospital é necessário, essencial e básico para suprir lacunas locais e evitar que essa crise se assentue.

Volta-se a colocar esta questão, este país será viável?

terça-feira, 14 de julho de 2009

PNR: Mensagem do Presidente aos Nacionalistas!

Num país cuja mentalidade dominante e reinante põe tudo de pernas para o ar, já se sabe que nele a falsidade impera e a realidade das coisas é invertida.(...) É neste contexto que verificamos a gradual substituição de uma série de termos do nosso vocabulário corrente, onde numa lista infindável, por exemplo, preto passa a pessoa de cor, delinquente a jovem, drogado a toxicodependente…O problema que aqui reside é que não se trata apenas de simples forma de expressão ingénua, mas sim de uma estratégia intencional onde esta questão, aparentemente inócua e ingénua, na verdade faz parte de um todo que visa inverter as mentalidades, manipulando-as e mais facilmente as dominar.
(...)
É precisamente isto que se passa na nossa sociedade: a opinião maciçamente publicada passa a ser confundida com opinião pública. Esta por sua vez sente-se refém da opinião veiculada e só os mais lúcidos ou corajosos é que ousam ir em contra corrente e denunciar que está tudo de pernas para o ar.
Assim, nesse contexto, os polícias, defensores da ordem, passam a ser vistos aos olhos dos incautos (já devidamente narcotizados pela propaganda) como os agressores gratuitos e por outro lado os criminosos como uns desgraçadinhos, vítimas de uma sociedade que não os compreende…
(...)
Basta referir que ainda ontem, uma patrulha policial entrou no Bairro da Quinta Fonte (apresentado como pacificado pela propaganda oficial do governo) em perseguição a uns assaltantes (que já se sabe que não têm culpa, pois são “vítimas” de um sistema opressor e da “brutalidade policial”) e foi “naturalmente” recebida à pedrada e garrafada.
(...)
Para os Nacionalistas a defesa da ordem é uma prioridade; a segurança é algo inquestionável! Para tal, o PNR defende inequívoca e efectivamente a polícia.
Como podemos nós tolerar que o Estado ande a sustentar, com o nosso dinheiro, através de toda a sorte de subsídios e apoios, estes invasores que nos desrespeitam e aos quais ainda por cima têm o desplante de atribuir a “nacionalidade” portuguesa? (...)
Assim, ao invés de desculpabilizar-se os delinquentes, pagar-lhes subsídios e dar-lhes a nacionalidade portuguesa, factos que consideramos um grave atentado aos portugueses e a Portugal, inversamente, defendemos a sua punição penal, o repatriamento, a extinção do reagrupamento familiar, o corte radical e imediato dos seus subsídios e a alteração da lei da nacionalidade. Por outro lado, em relação aos polícias o que se verifica é que estes são desautorizados e mal tratados na opinião feita pública. Verifica-se que têm perdido sistematicamente direitos adquiridos e regalias mais do que justas. Verifica-se que a sua idade de reforma é aumentada e não se tem em conta que se trata de uma profissão de desgaste, devido ao trabalho por turnos e de risco.
(...)
O PNR solidariza-se assim com os polícias que têm sido mortos ou feridos em serviço e com as suas famílias. O PNR solidariza-se com a sua luta e justas reivindicações.
Com o PNR as coisas voltariam à sua correcta posição!


José Pinto Coelho, 14 de Julho de 2009
Fonte: www.pnr.pt

sábado, 11 de julho de 2009

Novo Partido da Liberdade entrega inscrição!

A comissão instaladora do Partido da Liberdade (PL) entregou no Tribunal Constitucional o requerimento de inscrição desta nova força política, que tem sede em Aveiro.

Segundo Susana Barbosa, primeira signatária do PL, trata-se de um partido de direita cujos "pilares" são o "nacionalismo" e o "municipalismo".

"O PL pretende preencher um vazio político e ideológico existente em Portugal e surge com a missão de devolver aos portugueses a importância dos valores da família e da vida, do trabalho, do mérito e do reconhecimento, da defesa e elevação da agricultura portuguesa, do comércio português e da indústria portuguesa, da salvaguarda das raízes nacionais, da sua cultura, do seu património, da sua história, e da protecção do ambiente e da sustentabilidade de tudo o que é natural à própria vida", explica.

Seixal: O Município Português, que celebra a independência de Cabo Verde!

"O Seixal, onde reside a maior comunidade cabo-verdiana do País, acolheu nos dias 4 e 5 de Julho as comemorações do 34º aniversário da independência de Cabo Verde, pela primeira vez assinalado fora do território cabo-verdiano, numa iniciativa que contou com a presença do primeiro-ministro José Maria Pereira das Neves.
(...)O primeiro-ministro de Cabo Verde salientou «o grande orgulho em estar no Município do Seixal, 5 de Julho é o Dia Nacional de Cabo Verde e viemos a esta ilha de Cabo Verde comemorar os 34 anos da nossa independência. Para nós, Cabo Verde são as 10 ilhas no Atlântico e todos os locais onde residem cabo-verdianos. Temos de agradecer ao Municipío do Seixal o apoio exemplar que tem dado à comunidade cabo-verdiana para a sua inserção social e profissional. Os cabo-verdianos estão em todas as áreas(música, desporto, educação) e são uma referência para as novas gerações».

(...)Alfredo Monteiro referiu ser «um enorme gosto estar na Quinta da Princesa, no dia em que assinalam os 34 anos da independência de Cabo Verde, cujas comemorações têm lugar no Seixal, Municipío onde a comunidade cabo-verdiana está inserida e tem um importante papel na vida municipal. No Concelho temos laços muito fortes com Cabo Verde, a primeira geminação do Municipío foi com a ilha da Boavista, há 20 anos.

A festa dos Povos-Tabanka é um sinal da integração da comunidade cabo-verdiana no Municipío. Iremos continuar o trabalho conjunto com a comunidade e a Associação de Cabo Verde a construir uma terra onde lusofonia está representada por todas as comunidades que aqui residem."
inBoletim Municipal Seixal(o pasquim de propaganda do executivo vermelho)

Ora o Seixal teima em ser pioneiro no País pelos piores motivos, para lá das cerimónias oficiosas cheias de pompa e circunstância com estes chefes de estado que ninguém conhece(mas sempre prontos a puxar sorrateiramente uns cordelinhos à introdução de empresas dos seus países de origem, no nosso), está então um Municipío com problemas de ordem social, ambiental, planeamento urbano, entre muitos outros que o Corroios - Terra Nacional tem vindo a denúnciar, e assim continuará a fazê-lo para que a culpa não morra solteira nesta região onde a mentira comunista, todos os dias conhece novos contornos e facetas.

Quiçá um dia possamos ver o Seixal como a capital dessa grande nação de Cabo Verde, visto já ser uma ilha desse arquipélago, e onde paradisiacamente a comunidade cabo-verdiana tem apoio garantido de Alfredo Monteiro & Lda. no que toca a sectores profissionais e sociais e onde inclusivé já se comemora o Dia da Independência, desses terriveis e hediondos 'tugas' que tanto os oprimiram e massacraram. Um 10 de Junho, um 1º de Dezembro para alguém que esteja no poleiro da CMS não passa de um dia de repouso, igual a tantos outros 363 dias do ano, já o 5 de Julho Cabo Verdiano, esse sim, é o Dia da Nação Seixalense, de todo esse povo cabo-verdiano, dessa mais recente ilha Atlântica cabo-verdiana, o SEIXAL!.......DESPERTA SEIXAL!!!!

Pela reposição da verdade sobre o Tejo, a Ponte Salazar!

A verdade Histórica deve ser em qualquer situação, grande preocupação de qualquer povo.

A omissão de factos, incoerências, desvios à verdade, esquecimentos a prazo, receios ou vergonha da sua História, no caso concreto, do nosso povo, que somos nós e os que antes de nós fizeram História, torna-nos superficiais, descaracteriza-nos como entidade cultural e acima de tudo faz-nos cúmplices da mentira.

É neste contexto, que, indignado pelo tratamento continuado de parte importante do que somos hoje como nação, e para que a reposição da justiça seja efectiva, cabe a nós, cidadãos, utilizando o direito à indignação, e acima de tudo não colaborar mais com a hipocrisia, denunciar, e por todos os meios, rectificar mal entendidos ou actos cometidos no calor da agitação, própria, dos momentos de fraqueza da nossa História.

Como tal, o Corroios - Terra Nacional, junta-se a esta nobre causa pela reposição da verdade histórica, à Ponte sobre o Tejo, hoje designada por Ponte 25 de Abril. Ao ser inaugurada em 6 de Agosto de 1966, havia recebido o nome de “PONTE SALAZAR”!

Abaixo deixamos os links para esta petição:
Petição.com.pt/Salazar
OliveiraSalazar.org/abaixoassinado

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Terminadas buscas do jovem desaparecido no Tejo, sem sucesso!

As operações de busca, iniciadas domingo ao final da tarde e interrompidas durante a noite para encontrar o jovem de 22 anos desaparecido por volta das 18h45, foram retomadas por volta das 07h20 de segunda-feira. As mesmas foram dadas por finalizadas um dia depois sem ser encontrada a vítima.

De referir que ontem à noite, foi encontrado um corpo a boiar junto ao Cais Ferro-Fluvial do Barreiro, ainda que não tenha sido identificado o sexo da vítima.

Fonte: Jornal do Barreiro

Câmara do Seixal: «Acidente com MST podia ter sido evitado!»

O acidente de quarta-feira com o Metro Sul do Tejo (MST), que provocou um morto e um ferido, «podia ter sido evitado se as entidades envolvidas tivessem assumido as suas responsabilidades», refere o vereador para a área das acessibilidades da Câmara do Seixal, Joaquim Santos.

«Existe uma total descoordenação entre a Metro Transportes do Sul, gestora do MST, a Transportes Sul do Tejo (TST), a Estradas de Portugal (EP) e o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT)», denuncia o responsável autárquico, citado pela Lusa.
«Ninguém se considera responsável pela falta de segurança nas duas paragens de transportes públicos», lamenta, sublinhando que «a autarquia se sente indignada com a falta de reacção aos alertas que tem vindo, há anos, a fazer».

Segundo o vereador «quando se construiu o metro as paragens e as passadeiras da avenida foram eliminadas».
Além disso, «existe o problema de uma pessoa que vai de autocarro e pretende sair na Avenida ter que fazê-lo numa altura em que o metro não passe ou é atropelada, porque tem pouco mais de 50 centímetros de espaço no passeio».

Joaquim Santos garante que «estes problemas foram denunciados em diversas reuniões e foram apresentados projectos no sentido de resolvê-los».
Por seu lado, a Metro Transportes do Sul e a EP afirmam, ouvidas pela Lusa, desconhecer os esforços da autarquia.
Já a TST esclarece que «na qualidade de operador de transporte, não dispõe de quaisquer competências ao nível das infra-estruturas rodoviárias».

Recorde-se que um casal de idosos foi quarta-feira colhido por uma carruagem do Metro Sul do Tejo que circulava no sentido Almada/Corroios. O homem faleceu e a mulher, de 75 anos, encontra-se ainda internada do Hospital Garcia de Orta, em Almada.

Fonte: IOL Diário

A pergunta que se coloca de facto é, onde param então esses esforços da autarquia comunista para impedir que infelizes episódios como este sucedam!? Sacudir a água do capote é fácil...A INCOMPETÊNCIA É ENORME!!!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Acidente no Metro Sul do Tejo em Corroios, fez um morto

Um casal de idosos foi colhido numa das linhas do Metro Sul do Tejo, em Corroios, por volta das 13:30. Do acidente resultou um morto e um ferido.
O acidente provocou a morte do homem e causou ferimentos graves na mulher, que foi transportada para o Hospital Garcia de Orta, em Almada, disse fonte da Metro Sul do Tejo à Agência Lusa.

Segundo a PSP do Seixal, as duas vítimas "não transgrediram nenhuma regra porque não existe nenhuma passadeira naquela zona".
"Não existe nenhum local identificado para a travessia de peões na Avenida 25 de Abril, em Corroios, local onde se deu o acidente desta tarde", explicou a PSP.
"A via de carril onde circula o MST não tem qualquer tipo de gradeamento", acrescentou.

De acordo com declarações dos Bombeiros Voluntários do Seixal (BVS) e da PSP, as duas vítimas atravessavam a zona da linha do comboio depois de um almoço na associação dos reformados de Corroios.
Contactada pela agência Lusa, a Metro Transportes do Sul, empresa gestora do MST, esclareceu que a empresa já nomeou uma comissão interna de inquérito para avaliar as circunstâncias em que se deu o acidente. "O resultado será dado a conhecer brevemente", avançou.
O acidente condicionou a circulação de três linhas, mas a situação já foi restabelecida.
De acordo com os registos do Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal (CDOSS), desde a entrada em vigor do primeiro troço do metro registaram-se, até ao final do mês de Maio deste ano, três feridos graves.
Dos 11 acidentes registados pelo CDOSS, seis foram atropelamentos e cinco abalroamentos de veículos ligeiros por parte do metro. Os acidentes fizeram 12 vítimas, a maioria sem gravidade.

Fonte: Jornal de Notícias
Audio: TSF

terça-feira, 7 de julho de 2009

Buscas por jovem desaparecido alargadas a todo o Estuário do Tejo

As buscas pelo jovem que desapareceu no Rio Tejo, perto da Ponta dos Corvos (Corroios), no Seixal, cerca das 18:45 de domingo, vão ser alargadas a todo o estuário na terça-feira, revelou a Polícia Marítima à agência Lusa.

"Vamos alargar a área de procura porque, dado o tempo que já passou, o corpo pode ter sido arrastado para outras zonas", indicou a mesma fonte, acrescentando que as buscas serão interrompidas hoje, ao pôr-do-Sol, e retomadas terça-feira de manhã.
Durante a tarde de hoje, equipas de mergulho dos Bombeiros Voluntários do Seixal procuraram sem sucesso o corpo do jovem de 22 anos, que desapareceu no Rio quando estava a nadar com um amigo.

Em terra, junto ao local do desaparecimento, estiveram também, durante o dia de hoje, duas equipas da Polícia Marítima.
Na operação, coordenada pela Polícia Marítima e pelos Bombeiros Voluntários do Seixal, estão envolvidos um helicóptero da Força Aérea, dois botes e uma mota de água dos bombeiros, duas lanchas da política marítima e uma do Instituto de Socorros a Náufragos.

Fonte: Diário de Notícias

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Tributo à figura do século XX de Corroios

Hoje o Corroios - Terra Nacional, decidiu prestar homenagem a um grande homem, de carácter pecúliar e já raro nos dias que correm, uma figura inesquecivel da freguesia de Corroios e um dos grandes obreiros desta localidade que ambiciona no presente ser a cidade do futuro.

Fala-se obviamente de António Marques Pequeno, o grande benemérito de Corroios no séc. XX, um homem de posses, culto mas que não se coíbiu na hora de prestar auxilio à sua comunidade, concedendo alguns dos seus bens e vastos terrenos para a construcção de obras tão importantes na freguesia à época, como a Casa do Povo de Corroios, a Cantina Escolar, a Escola Primária nº1 de Corroios e o Depósito de Água de São Nicolau.

Prestou desta forma um contributo sem paralelo à sua comunidade, aos seus contemporâneos, aos seus conterrâneos que até então estavam desprovidos destas importantes infraestruturas, tão essenciais e básicos para o desenvolvimento de uma povoação.
Actualmente o Ginásio Clube de Corroios faz-lhe uma simbólica homenagem, atribuindo ao estádio o mesmo nome do benemérito, o Estádio António Marques Pequeno. Aqui fica então a breve homenagem, mas não menos sentida por parte do Corroios - Terra Nacional a alguém que pelos conceitos de cidadania e solidariedade deu tudo o que pode em prol da sua terra, e a mais não era obrigado............ Obrigado nós!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Antiaérea de Corroios - Ruínas, ruínas e mais ruínas

Enquanto decorreu o conflito da Segunda Guerra Mundial, em que grande parte dos países europeus estiveram envolvidos, Portugal manteve-se neutro e, consequentemente, fora dos confrontos directos. Apesar disto no principio dos anos 40, quando o palco de guerra parecia continuar a alastrar, em Portugal, por questões de segurança, elaborou-se um plano para a defesa antiaérea de Lisboa.

O Comando Geral, regimento que superintendia toda a operação, encontrava-se em Queluz, sendo composto por quatro grupos dispostos em anel na periferia da capital. Na Margem Sul existia então o 4º Grupo Misto de Antiaérea, com comando em Corroios e baterias nos Foros de Amora, Torre da Marinha, Santo António da Charneca, Moita, Samouco e Alcochete. Em cada bateria, existiam normalmente montadas quatro peças de fogo semifixas, de calibre 9,4 cm, que visavam atingir especialmente grandes aviões bombardeiros. Paralelamente a estas, encontravam-se peças de fogo de 4 cm e metralhadoras pesadas, que defendiam também ataques ao solo feitos por caças.

Dirigindo um conjunto de seis baterias, esteve sediado durante cerca de uma década em Corroios, 1942-1952, o comando do 4º Grupo Misto da Defesa Antiaérea de Lisboa. Situado nas dependências da Quinta do Castelo, possuía uma guarnição de cerca de 40 homens, comandados superiormente por um oficial com a patente de major. Nas outroras instalações agricolas da quinta, existia nesta data uma central de transmissões (rádios e telefone) afecta ao comando, uma arrecadação de material de guerra, parque auto e respectiva oficina mecânica, uma pequena enfermaria, uma cozinha, as respectivas messes de oficiais e sargentos e a caserna dormitório dos praças.

Ainda hoje muitos dos antigos residentes de Corroios se recordam de ouvir tocar a alvorada e o recolher pelo clarim, assim como das saídas em pelotão que os militares faziam, marchando pelas ruas da povoação. Hoje, deste importante e estratégico ponto de defesa da capital de Portugal, restam apenas ruínas, entulho, estruturas muito débeis e povoadas por sem abrigo e traficantes de droga. Aos olhos de quem passa, a imagem de uns edificios velhos e em ruínas, são o que Corroios tem para oferecer primariamente, a vila do presente que se diz cidade do futuro mas que não sabe reaproveitar, restaurar e respeitar as obras e memórias do passado. A inércia de um executivo mentiroso como é o da CDU no Seixal, que a única obra que mostra é o tipico engalanar de espaços verdes no período pré-eleitoral, CORROIOS MERECE MELHOR!!