sábado, 27 de junho de 2009

Hotel do Muxito - De complexo de Luxo a complexo de Lixo!

Estávamos em meados dos anos 60, entre Corroios e a Cruz de Pau, no meio de uma intensa mata paralela à Estrada Real (EN10), aí onde pautava pelo luxo, comodidade e tranquilidade um Hotel único em Portugal...o Hotel do Muxito! Construído em 1956, e com uma arquitectura de carácter inovador, este complexo turistico possuía um Hotel, a 1ª piscina olímpica do país, moradias e apartamentos de aluguer. Com o 25 de Abril de 1974, começou o declinio daquele que era considerado um dos melhores hotéis do país...

No dia 7 de Março de 1975, um grupo de elementos da extrema-esquerda da FSP e da LUAR, decidiu ocupar à força o hotel do Muxito, para aí instalar um campo de treino terrorista contra os moderados de direita. Durante algum tempo, o Muxito foi considerado a base das forças esquerdistas e era lá que se treinavam os tiros e o uso das armas, e onde se propiciava o tráfico destas últimas. Com o 25 de Novembro de 1975, estes desordeiros de extrema esquerda viram-se na obrigação de abandonar à pressa o complexo, com a ameaça iminente de conflito com o 'Grupo dos 9', e assim continua o Hotel...abandonado!

"O projecto para o Muxito e todo aquele conjunto que tem a pista de atletismo e a área que já é municipal, junto à estação de Foros da Amora, é fazer um grande espaço de lazer com um complexo de atletismo que irá crescer em termos de equipamento. É uma área de lazer para onde se prevê, também, equipamentos turísticos. Com investimento privado ou com investimento municipal, vamos dotar o Muxito de condições para que venha a ser o grande pulmão e a grande área de lazer deste concelho. O projecto não pode avançar porque, tendo a proprietária do terreno falecido, o processo está com os herdeiros. Mas a Câmara está atenta e pretende avançar com este objectivo assim que o caso se resolver." Numa entrevista dada ao 'Setúbal na Rede' em 2001, o Sr. Presidente da Câmara Municipal do Seixal, o comunista Alfredo Monteiro, questionado acerca de qual a planificação para a área do Muxito foi pronto a responder. Desde a época dessa entrevista já estão volvidos quase 8 anos e o Muxito mantem-se exactamente igual ao de hoje. A obra tarda em aparecer, visto ter uma comparticipação de orçamento comunitário de 75% e tendo em conta este dado é impossivel não questionar: de que espera o executivo comunista para avançar com a obra? A esta segue-se outra: onde está o trabalho em prol do Muxito para que este se torne “o grande pulmão e a grande área de lazer” do concelho do Seixal? Mais uma MENTIRA em tons de vermelho, tipicamente à Alfredo Monteiro!!

Sem comentários:

Enviar um comentário