sexta-feira, 17 de julho de 2009

Moinho de Maré reabre em Setembro, 9 anos depois!

O Moinho de Maré de Corroios, mandado eregir por D. Nuno Álvares Pereira e com cerca de 606 anos, vai reabrir ao público em Setembro, 9 anos volvidos e após um investimento superior a 2 milhões de Euros.

Em 2002, o lider comunista da CMS, Alfredo Monteiro, ao seu jeito habitual havia dito estar convicto que o Moinho de Maré de Corroios, iria abrir portas ainda esse ano, ao que o seu então homónimo(mas não menos demagógico) presidente da Junta de Freguesia de Corroios, Brázio Romeiro, reforçou com a 'certeza de uma rápida recuperação deste património'!

Em 2003, pelas comemorações dos 600 anos deste património histórico, Alfredo Monteiro decide lançar mais uma das suas pérolas habituais, desta vez no seu pasquim de propaganda(aka Boletim do Seixal) afirmando 'Reabrir o Moinho de Maré ao público em 2004, visto estar na fase final de recuperação, uma obra que representa um elevado investimento, superior a um milhão e meio de euros'.

Ora o certo e sabido, é que aquela área esteve interdita aos cidadãos, como se de animais se tratassem, escorraçando-os dum local público que não sofreu qualquer intervenção e que talvez resolva o mistério da colocação de um gradeamento em aço, durante meia década!
Saúda-se apesar de todos estes já 'naturais' e nefastos contratempos e derrapagens financeiras por parte do executivo comunista, o regresso ao 'convivio' populacional do Moinho de Maré de Corroios, o grande ex-libris desta freguesia e que durante séculos foi literalmente, o "pão para a boca" das populações locais.

No entanto, há qe salientar que a zona circundante a este precioso património continua degradada, poluída e continua a não haver por parte dos autarcas locais, quer da JF Corroios, quer da CM Seixal um plano de requalificação urbanistica para aquela que será porventura a zona com mais potencial nas áreas turistica/lazer/cultura.

Coincidentemente a abertura do Moinho de Maré, numa jogada de caça ao voto, será pouco antes das autárquicas de Outubro...Claramente, esta pandilha vermelha de Alfredo Monteiro & Lda tem tanto de previsivel como de mentirosa!! Lá manhosos são eles...

2 comentários:

  1. Finalmente,o Moinho vai abrir.
    Não se justificava tão antigo património
    fechado ao público.
    Provávelmente,sua abertura terá a ver com
    as próximas eleições,mas neste pais é mesmo assim,as coisas só andam em época de eleições.
    Era bom que a autarquia,não esquecesse o espaço circundante ao Moinho,que está extremamente degradado.
    A autarquia tem deixado Corroios ao abandono,pouco tem investido no seu melhoramento,e não se pode considerar os "mamarrachos"em frente á escola primária( o valor gasto naquilo era bem mais proveitoso em outras infrastruturas de maior interesse para a vila)um melhoramento.

    Bem haja para si também.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente, a recuperação do moinho de Corroios é caso único. A baía do Seixal tem bastantes moinhos e instalações com valor histórico ao abandono, locais que fazem parte da memória colectiva do concelho e que se encontram completamente desprezados.

    ResponderEliminar