sexta-feira, 3 de julho de 2009

Tributo à figura do século XX de Corroios

Hoje o Corroios - Terra Nacional, decidiu prestar homenagem a um grande homem, de carácter pecúliar e já raro nos dias que correm, uma figura inesquecivel da freguesia de Corroios e um dos grandes obreiros desta localidade que ambiciona no presente ser a cidade do futuro.

Fala-se obviamente de António Marques Pequeno, o grande benemérito de Corroios no séc. XX, um homem de posses, culto mas que não se coíbiu na hora de prestar auxilio à sua comunidade, concedendo alguns dos seus bens e vastos terrenos para a construcção de obras tão importantes na freguesia à época, como a Casa do Povo de Corroios, a Cantina Escolar, a Escola Primária nº1 de Corroios e o Depósito de Água de São Nicolau.

Prestou desta forma um contributo sem paralelo à sua comunidade, aos seus contemporâneos, aos seus conterrâneos que até então estavam desprovidos destas importantes infraestruturas, tão essenciais e básicos para o desenvolvimento de uma povoação.
Actualmente o Ginásio Clube de Corroios faz-lhe uma simbólica homenagem, atribuindo ao estádio o mesmo nome do benemérito, o Estádio António Marques Pequeno. Aqui fica então a breve homenagem, mas não menos sentida por parte do Corroios - Terra Nacional a alguém que pelos conceitos de cidadania e solidariedade deu tudo o que pode em prol da sua terra, e a mais não era obrigado............ Obrigado nós!

1 comentário:

  1. Em 1ºlugar quero parabenizá-lo pelo excelente blog e o ideal que defende.
    Em 2º lugar,agradecer a visita ao meu blog e o simpático comentário postado.

    Bem haja.

    É a hora!
    Valete, Frates

    ResponderEliminar